O que é intraósseo (IO)?
O termo intraósseo refere-se a dentro do osso; muitas vezes usado para referir à cavidade da medula óssea em vez da intra medular
Acesso Intraósseo?
Colocacão percutânea de um cateter intravenoso na cavidade medular fornecendo uma rota alternativa para administração de fluídos e medicacões quando as veias estiverem colapsadas ou inacessíveis.
2005 – AHA/FIC estabelece:
“… Se o acesso venoso está difícil ou impossível em 90 segundos ou após três tentativas, considerar como primeira opção o acesso intra ósseo (IO) tanto para adultos como para crianças”
A infusão IO tem algum efeito no osso?
O estudo clínico de Iserson e Criss reportaram a avaliação radiológica em humanos após 6 a 16 semanas da inserção da punção intraóssea IO. Os relatórios radiográficos relataram que o BIG especificamente não criou nenhum dano microscópico, demostrando que o impacto na penetração da agulha não causou nenhum dano ao osso. A aprovação pelo FDA foi baseada nestes relatórios.
BENEFÍCIOS DO BIG
Com um ajuste prévio da profundidade, não há do que se preocupar. Simplesmente posicione o dispositivo corretamente e terá uma efetividade maior que 90%.
O BIG é o dispositivo automático intra ósseo (IO) que possui a melhor relação custo efetividade do mercado.
SEM CONTAMINAÇÃO CRUZADA – SEM BATERIA – SEM MONTAGENS EXTRAS – SEGURO
ACESSO VASCULAR
Não sendo possível a realização de um acesso venoso(EV), uma opção recomendada é o acesso intra ósseo (IO) . O termo intraósseo refere-se a dentro do osso; muitas vezes usado para referir à cavidade da medula óssea em vez da intra medular. Procedimento normalmente utilizado durante o Atendimento Tático de Campo. São opções: BIG, EZ-IO, FAST-1.
EZ-IO.
Com uma agulha de corte especialmente projetada e motor de potência suave, o EZ-IO permite ao médico o controle completo do procedimento - evitando o uso da força. Ele fornece uma penetração rápida e suave na cavidade medular do osso, criando um canal imediato para a circulação central. Estudos mostram que medicamentos administrados através do úmero proximal via canal intraósseo (IO) alcançam o coração no mesmo ritmo que as drogas aplicadas através de um cateter central - mesmo durante a parada cardíaca.2,3Com o EZ-IO, os médicos podem reduzir ou eliminar as linhas centrais emergentes de alto risco, ao mesmo tempo que ganha acesso vascular eficiente em segundos. As taxas de sucesso da inserção do EZ-IO variam entre 92 e 97%. Historicamente, pesquisas com procedimentos intraósseos (IO) reportaram taxas de complicações muito baixas, com menos de 1%4. A grande maioria dessas complicações é de menor importância, como extravasamento e remoção da agulha. Com a tecnologia avançada do EZ-IO, a segurança geral do IO é melhorada e ele se torna uma opção de muito baixo risco para o acesso vascular. Sua grande desvantagem em ambiente tático é a necessidade da utilização de um motor, dificultando a disciplina de som e o tamanho para acondicionamento.
FAST1®
O sistema de infusão intra-óssea FAST1® é um dispositivo intra-ósseo esternal da Pyng Medical. Desenvolvido para pessoal militar e de combate e pessoal de emergência, o FAST1 foi projetado especificamente para ser o mais fácil de aprender, simples de usar e à prova de falhas possível - mesmo para usuários iniciantes e novos profissionais médicos. Como uma alternativa altamente eficaz ao acesso intravenoso periférico tradicional, o FAST1 oferece a capacidade crítica de estabelecer rapidamente o acesso vascular e fornecer rápida e facilmente fluidos e medicamentos de emergência ao sistema vascular através da medula óssea do manúbrio. Seguro para uso em pacientes com 12 anos de idade ou mais, o FAST1 pode ser usado com eficácia durante a RCP e quando um colar cervical está instalado. Acesso recomendado pelo TCCC, porém atualmente não está mais sendo comercializado em nosso país.